18 de mai. de 2011

O Marketing de Relacionamento e o CRM

Marketing de Relacionamento

De olho na Concorrência: Como vencer a batalha por mercado e clientes

                                                                                                                                 Gordon,2004

O capitulo de titulo acima, visto no livro de Marketing de Relacionamento, fala sobre o Marketing de Relacionamento e o CRM, focando assim a diferença entre ambos.
Uma das mais comentadas e concentradas ramificações do marketing atual é o aspecto do relacionamento, ou em termos técnicos o chamado CRM – Customer Relationship Management, uma nova face dos negócios, um conjunto de oportunidades estratégicas, no qual o consumidor torna-se o centro de toda atenção da organização em tempo integral.
 É através do marketing de relacionamento, que as organizações podem projetar e lançar ações voltadas aos clientes, buscando sempre que estes tornem-se cada vez mais próximos de seus produtos e/ou serviços, de forma a utilizá-los e recomendá-los a inúmeras pessoas, pois indiretamente e imperceptivelmente, reconhecem o valor e o esforço a eles disponibilizado por aquela empresa, que a todo momento se preocupa com seu bem estar e atende prontamente suas solicitações.
O Marketing de relacionamento é o processo contínuo de identificação e criação de novos valores com clientes individuais e o compartilhamento de seus benefícios durante toda a vida de parceria. 
A maioria dos artigos que já vi, os autores destacam o CRM como sendo uma ferramenta que deve conhecer e entender o cliente, contudo, satisfazendo seus desejos priorizando suas necessidades. Focam bastante que o planejamento do CRM deve ser bem organizado e envolver todos os colaboradores, desde a direção até o chão de fábrica, para maximizar os resultados. 
 Hoje, podemos perceber que no meio empresarial que muitos administradores consideram o CRM e marketing de relacionamento como sinônimos, sendo tratados sem qualquer distinção, uma vez que existe uma sobreposição de termos na própria tradução de CRM. No entanto, é correto afirmar que o CRM viabiliza o marketing de relacionamento e que não está dissociado de um sistema de informação. “Embora o marketing de relacionamento e o CRM sejam de origens distintas, tanto os executivos quanto o pessoal operacional da gestão do relacionamento com clientes preferem apelidar as duas formas de CRM.