14 de set. de 2014

Expresso DF BRT

Como todos nós sabemos, desde abril/2014 o BRT tem veiculado do Gama para a Rodoviária do Plano Piloto, e há alguns meses atrás de Santa Maria também com o mesmo destino. No início, a desorganização estava tremenda, não que ainda não esteja, mas, está bem melhor do que era no início, pessoas sendo esmagadas, falta de respekto com idosos, crianças, gesntantes...pessoaa sendo empurradas, levando cotoveladas e tudo mais, achei uma tremenda falta de respeito com os passageiros, pois, apesar de eu não achar tão ruim apenas no ponto de vista relacionado ao engarrafamento, mas, gente, fala sério, é preciso mais ônibus! Antes pegavamos engarrafamento, mas, tínhamos mais ônibus a disposição para sair "um atrás do outro", o BRT também tem tentando disponibilizar vários ônibus, porém, as filas ainda são gigantes, ônibus super lotados, e outra, os ônibus não tem janelas, é isso mesmo, não tem janelas! Por enquanto que estão novinhos beleza, porém, mesmo estando novos em dias de muito calor o ar não refrigera o suficiente, já vi gente passando mal de calor, desmaiando...imagine daqui uns um ano, quem fará a manutenção? Vamos andar num ônibus hiper lotados e cozinhando lá dentro? Como ninguém pensou nisso? Deveria ter sim Janelas! Bom, voltando ao assunto da grande demanda e pouco ônibus para atender, se você for na rodoviária em torno das 18h as filas estão dando enormes voltas, uma fila para quem vai em pé e outra para quem vai sentado! Eles poderiam disponibilizar mais ônibus, ou, pelo menos, colocar mais para circular das antigas linhas, até liberaram algumas linhas antigas justamente por conta da quantidade de pessoas para poucos expresso, mas, nas quadras 300/400 da Santa Maria, por exemplo, não liberaram nenhuma linha, só nas 100/200! Ai que pergunto: Não fazemos parte da Santa Maria?
Com relação ao trânsito, acreditavam que melhoraria após o expresso, mas, não melhorou, para quem está no terminando fica admirando a fila de carros e provavelmente quem esta nos carros admirando a enorme fila de pessoas para entrar no expresso.
Bom gente, apesar de gastarmos em torno de 40 minutos para ir e voltar ao trabalho, muitas coisas precisam ser melhoradas e revistas, como as integrações que as vezes nem param de tão lotadas, mais expressos, e eu quero só ver o tamanho da fila que vai ser quando a bilheteria começar a funcionar e as catracas também, o tempo que ganharíamos fugindo do engarrafamento, vamos perder em filas enormes!
A minha espectativas e de muitos outros usuários é que melhore o sistema, já existem muitas coisas na Capital Federal que deixam a desejar, como saúde, educação, segurança e o próprio transporte comunitário, já que houve um alto investiemtno, que seja algo bem feito e planejado.